Dominicanas romanas: Projeto Missão em Família – Paróquia Bom Jesus do Catuti/MG

Ele andou por toda a parte, fazendo o bem… E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez… At 10, 38-39

Mais uma vez, entre os dias 12 a 21 de abril, em nossa Província do Brasil, tivemos a alegria de vivenciar a Semana Santa Missionária realizada na Paróquia Bom Jesus de Catuti, norte de Minas Gerais, com alguns membros da Fraternidade Leiga Dominicana Santa Catarina de Sena, amigos e amigas Religiosos, e a Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe das nossas Irmãs Dominicanas do Barreiro. O Projeto JUNTOS EM FAMÍLIA tem sido um caminho de presença da Vida dominicana, fortalecendo a caminhada da Igreja nas periferias, especialmente nesses lugares distantes, visando o fortalecimento e dinamismo da fé, encorajando os agentes pastorais, interagindo as famílias através das visitas missionárias e celebrações em Comunidades.

Partilhando um pouco dessa experiência em MISSÃO e SERVIÇO, tudo que podemos expressar é a GRATIDÃO! Os missionários e missionárias foram acolhidos e enviados pelo Pe.Eliezer Lima da Fonseca, permanecendo no centro paroquial e comunidades rurais. O ponto principal que canaliza a nossa ação missionária é a ESCUTA. Como Domingos de Gusmão, falar de Deus e escutar Deus! Nisso, a realidade da missão nos chama a viver pela DISPONIBILIDADE e ITINERÂNCIA, comungando as nossas vidas no encontro com o outro, em palavras e gestos, que acreditamos revelar Jesus Cristo.

Durante a semana santa, a aproximação da vida cotidiana das pessoas se fez em oração, caminhadas de penitência, lindas celebrações, olhares, abraços, sorrisos e a confiança de sermos irmãos e irmãs. Ser devagarinho, parte de cada cantinho… Entrar nas casas das famílias, sentar-se à mesa e em prosa para ouvir em “jeitinho mineiro” de falar, de quem se orgulha da presença de ser e fazer amigos do coração. Outras vezes, encontrar o olhar e a palavra dos sentimentos, a angústia e muitos sofrimentos calados aos choros de perdas e lutas! Sim; a vida do povo que busca a Deus no “deserto do norte mineiro”, conta-nos também as dores de quem acredita sempre num mundo melhor.

Semana Santa Missionária

Semana Santa Missionária

O ardor missionário é um presente de Deus em nós, e assim, celebramos junto ao povo, o desejo ardente de viver a experiência do RESSUSCITADO. Esse é o sinal de libertação, pois muitas maravilhas realizou o Senhor…! Vivenciamos formas diferentes a encontrar a expressão do rosto de Cristo em meio ao seu povo: organização com as lideranças, as rezas do terço e ofícios de Nossa Senhora, Via-sacra, encontros com as famílias, jovens, crianças… as atividades intensas e lindíssimas. A espiritualidade que se move nesse tempo é feita de encontro com o Cristo em seus passos de cruz e Nossa Senhora, a mãe das Dores em atitude de SILÊNCIO, CUIDADO E ESPERANÇA. Dessa forma, a misericórdia de Deus conosco é celebrada pela passagem nesse chão sagrado, espaço missionário, a semear e cultivar o bem, em que se faz frutificar a alegria plena da Ressurreição de Jesus.

Vivendo o retorno da missão, cultivamos o aprendizado profundo que o Senhor revela em nós… Gratidão! “a alegria de quem possui os nomes escritos nos céus” – Lc. 10, 20. A dinâmica compartilhada nesses dias dá ao nosso coração e nossas vidas uma atitude de OBLAÇÃO, e nos inclina a contemplar o lugar do túmulo vazio, e na compreensão das escrituras anunciar a PÁSCOA- LIBERTAÇÃO, pois verdadeiramente, o Senhor ressuscitou, aleluia!

TESTEMUNHOS DA MISSÃO…

Paróquia Bom Jesus de Catuti…

O sol nasceu!!!! É um novo dia!!! Jesus Ressuscitou, quanta alegria!

“A palavra que se exprime no rosto radiante do povo é GRATIDÃO!” Pe.Eliezer.

“Saudades… por tudo que foi feito, os ensinamentos, o carinho, as oportunidades, o sorriso, a paciência. Obrigada do fundo do coração! Eu sou uma pessoa muito abençoada por receber de Deus presentes maravilhosos. Ganhei esse presente de fazer a missão e conseguir estar JUNTOS, ACOMPANHAR E APRENDER. Ter a paciência de aprender e ensinar. É muito bom ter o ensinamento e enriquecimento à luz de Deus paz e tudo de bom. (Missionária Antônia – Membro da Fraternidade Leiga Dominicana/Barreiro -BH e Curso de Bíblia).

“Essa missão foi uma experiência incrível. Tive a oportunidade de ver o rosto de Cristo em várias pessoas que conheci. É maravilhoso perceber que somos ungidos pelo Espírito Santo para levar o nome de Deus a tantas pessoas diferentes. Agradeço a Deus pelo privilégio de ser missionária e também fazer parte da Família Dominicana.” (Missionária Luiza Helena – Comunidade Santa Rita/ Aspirante das Irmãs Dominicanas da Congregação Romana de São Domingos).

“…Que Deus lhes pague por tudo que vocês fizeram pela nossa comunidade. Só deixou saudades! Vocês estão em nossos corações e orações. (Nívia – Comunidade São Pedro/Barreiro Branco)

“A nossa missão foi maravilhosa, muito aprendizado e muitas bênçãos. Que Deus abençoe cada um, cada uma que se doou com tanto amor por aquelas pessoas. Que a Alegria de Cristo Ressuscitado continue sendo a nossa força. Que a chama nunca se apague”. (Missionária Valéria/ Comunidade Paróquia Bom Jesus de Catuti – membro da Fraternidade Leiga Santa Catarina de Sena/Barreiro – BH).

“Agradeço a todos os missionárias e missionárias! Foram muitos aprendizados que descobri. O anúncio que levamos para missão é pequeno… tudo o que recebemos na vida do povo é um bem maior que nos enriquece. Tudo diferente, todo zelo, carinho e confiança que é dado a todos nós”. (Missionário Marlon – Ilha Grande II).

“A missão foi algo recebido de Deus, algo que Deus preparou para mim… Nesta missão Deus falou claramente em meu coração, através de toda Catuti. Levamos Cristo Ressuscitado a muitas famílias, mas ao fim da missão também permitimos acolher com humildade daqueles que nos receberam que Cristo Ressuscitasse seu amor em nós”. Abraço e Paz! . (Missionário Janilton Lima – Lagoa Escura).

Semana Santa Missionária

Semana Santa Missionária

“Paz e Alegria!!! Para mim foi muito maravilho, um presente de Deus em minha vida. Em cada família por onde visitamos, encontramos o Cristo Ressuscitado! Que bom, graças a Deus ocorreu tudo bem. (Missionário Geraldo – Malhada Grande).

Paz e alegria!!! As portas continuam abertas para que o Cristo Ressuscitado continue a se manifestar… Viva a vida! Que Deus abençoe a disponibilidade e a alegria de vocês. Tudo isso foi a manifestação do Cristo Ressuscitado! Muitas luzes, bom descanso, paz e alegria , paz e alegria pascal!” (Pe.Eliezer/ Pároco Catuti).

“Missionários e missionárias, dessa vez, não fui às missões, mas ela veio até mim, e como diz Irmã Solange fiz com as mãos. Vocês não têm ideia da minha satisfação, em cada vídeo, em cada foto que eu vejo as velinhas acesas (Círio Pascal). Eu me emociono… vários irmãos lembraram de mim lá, obrigada pelas orações”. (Missionária Conceição/BH – Membro da Fraternidade Leiga Dominicana- Barreiro/BH).

A experiência missionária em 2019 na Paróquia Bom Jesus de Catuti – MG foi para mim alargar a vida. Quase um missionário itinerante. Vivenciei celebrações em Barreiro Branco, Ilha Grande I e Santa Rita, onde permaneci até o Domingo de Páscoa.

Viver o modo de vida das pessoas, partilhar de suas alegrias e tristezas e, acima de tudo sua fé motivou-me a confirmar minha esperança na vida e em Jesus, que nos diz: Eu sou o caminho, verdade e a vida. Gratidão as Irmãs Dominicanas, à Fraternidade Leiga Santa Catarina de Sena e às famílias pela ACOLHIDA E PÁSCOA provocadas em minha vida.

Missionário Fabrício Vieira Moura/ Membro da Fraternidade Leiga Santa Catarina de Sena – Barreiro/BH)

“Ser missionário é estar aberto a tudo e a todos, levando a alegria do Evangelho e recebendo das pessoas o carinho da acolhida. A missão foi extraordinária, uma experiência de vida em que você se doa a serviço e ganha reciprocidade. Cada Palavra, cada visita, cada sorriso e abraço, para nós missionários é um prêmio, pois passamos a enxergar Cristo no outro, nas suas dificuldades e suas realizações”. (Missionária Cristina – Setor Barreiro Branco/Membro da Comunidade São Pedro em Catuti).

“Um grupo de pessoas abençoadas que fazem parte do Projeto Missão em Família nos dá a honra de recebê-los na nossa Quase Paróquia Bom Jesus. Nada tão bom e que possa melhorar. Deus caprichou… Foi ótimo e incrível ter vocês, tendo a oportunidade de conversar, abraçar, rezar, contar com irmãs companheiras que juntas são abençoadas e nos emocionaram, renovando a nossa fé. Tivemos celebrações intensas… a Comunidade só tem a definir a presença de vocês com a palavra GRATIDÃO! Estaremos rezando por vocês. Aprendemos muito com vocês, as famílias se uniram mais, e abrimos o olhar para enxergar as coisas simples que estão ao nosso lado, a visita ao próximo torna-se um gesto a mais… carisma, fé, amor, respeito. O amor e a fé que vocês têm no brilho dos olhos em Deus é inspirador. Desejamos muita fé, coragem, saúde, amor para seguirem a missão. Estamos felizes pois sabemos que vocês mudaram a vida de muitas pessoas, pelo calor humano forte que repassa um espírito de amizade e amor com aconchego ao povo, ama e se empolga anunciando Deus.

Que São Domingos continue abençoando vocês!” (Setor Vista Alegre – Paróquia Bom Jesus de Catuti).

 

Chamado missionário

Vá para terras distantes

Vá invocar o nome do Senhor

Leve apenas o que for necessário

Responda o seu chamado com fervor

 

Vá e não olhe para trás

Pois foi o Criador que te chamou

Não ligue para os zombadores

Somente para quem te convocou

 

Jesus já comprovou o seu valor

Tomou todas as dores

Morrendo na cruz do calvário

Por tão cruéis pecadores

 

Amemo-nos uns aos outros

Assim como o Altíssimo nos amou

Ide e invocai o nome do Salvador.

 

FELIZ PÁSCOA!!! ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!!!

Ir.Luciana Vinícius de Souza, OP – Província do Brasil

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *