Curso de Formadores CODALC-CIDALC 2018 – Crônica Segunda Feira

Iniciamos o dia com uma belíssima celebração Eucarística preparada por nós irmãos e irmãs do Equador.

Neste dia acolhemos com carinho em nosso meio o nosso irmão Rafael Colomé Angelats op, que partilhou conosco o tema da Comunidade Dominicana, um Ecossistema para o crescimento integral do frade pregador e da irmã pregadora. Formar para a maturidade integral.
Refletimos durante a manhã elementos da RFG no que toca a formação, cuja meta principal é a preparação de pregadores dominicanos que sejam pregadores da graça e verdadeiros testemunhos de Cristo ( RFG 1ª).

Lembrou-nos que no Carisma fundacional, São Domingos quis a vida comunitária como projeto evangélico de vida. Somos chamados a viver em comunidade para viver este um projeto evangélico, estamos juntos para viver mais que projetos humanos. Assim, para nós dominicanos/as a vida comunitária é parte essencial do nosso modo de vida.

Neste sentido, destacou a importância da Comunidade formadora como ecossistema que facilita a maturidade integral dos formandos. Motivou-nos para a necessidade de uma transição, passar da vida comum à comunhão de vida, bem como a necessidade de se trabalhar com mais eficácia a dimensão afetiva, aprender a conviver, a viver a fraternidade;

No período do tarde fomos para os diferentes grupos, frades e as Comunidades de Vida das Irmãs para continuar a reflexão iniciada pela manhã por Frei Rafael.

Houve a plenária ao final do dia feita pelas irmãs, valorizando este espaço das comunidades de vida, pois ali se sentiram amadas, acolhidas, escutadas, renovadas, apoiadas, sustentadas umas pelas outras; por sentirem e perceberem a força do Espírito Dominicano que nos une em Família.
Ao final do dia cada Comunidade de vida fez a sua oração.

Louvamos a Deus que continua a nos acompanhar em nossa caminhada, por nossa herança tão rica, e por sermos hoje continuadoras dessa Família de Domingos.

Este foi o 4º dia, e Deus viu que foi muito bom.

VER FOTOS

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *